| 07/08/2005 10h27min
A Zâmbia deportou neste domingo para o Reino Unido ao cidadão britânico de origem indiana Haroon Rashid Aswat, supostamente vinculado aos atentados do dia 7 de julho em Londres. Aswat, de 30 anos, tinha sido detido em 20 de julho em Lusaca, capital da Zâmbia, aonde chegou em 6 de julho vindo do vizinho Zimbábue com um passaporte britânico válido.
Segundo fontes do aeroporto de Lusaca, Aswat foi conduzido a um vôo charter com destino ao Reino Unido que saiu às 9h (4h de Brasília). As autoridades da Zâmbia tinham decidido deportar Aswat na quarta-feira passada depois que os Estados Unidos também se interessaram pelo cidadão britânico.
A imprensa britânica afirma que há possibilidade de que Aswat seja o autor intelectual dos ataques contra o metrô e um ônibus de Londres que deixaram 56 mortos e cerca de 700 feridos. Além disso, existem suspeitas de que ele montou um campo de treinamento paramilitar no Estado do Oregon, nos Estados Unidos.
Washington enviou à Zâmbia uma equipe de investigadores da CIA para interrogar o detido.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.