| 01/03/2006 15h40min
O Instituto de Saúde Animal húngaro confirmou quatro novos casos de gripe aviária em quatro localidades do país, e com isso o número total até o momento sobe para 12, informou Andras Batiz, porta-voz do governo húngaro.
As análises realizadas pelas autoridades húngaras ainda não confirmam, mas é muito provável que seja a variante H5N1 da gripe aviária, mas, "a palavra final será do laboratório de referência da União Européia (UE) em Weybridge (Reino Unido)", disse Batiz.
Um cisne foi encontrado no primeiro foco detectado, em Nagybaracska; um pato foi achado cerca de 30 quilômetros ao norte de Budapeste, enquanto outro cisne foi encontrado em Dunaszentbenedek, ao sul do país, além de uma gaivota em Szaszhalombatta, a 20 quilômetros da capital.
A autoridades húngaras adotaram as medidas de segurança freqüentes, ou seja, foram estabelecidas ao redor das localidades zonas de proteção de um raio de três quilômetros e outras de vigilância de 10 quilômetros.
O relatório afirma que nas zonas estabelecidas serão catalogadas as fazendas e os produtores de artigos de carne, e onde for necessário haverá o aumento da presença policial.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.