| hmin
Os assessores jurídicos da Casa Branca estão convencidos de que o presidente George W. Bush não precisa de autorização do Congresso para lançar um ataque contra o Iraque, disse na segunda-feira, dia 26, o jornal The Washington Post, citando funcionários do governo. Apesar disso, algumas outras autoridades acham que o apoio parlamentar seria desejável para garantir o apoio popular à operação e manter a imagem democrática.
Funcionários da Casa Branca disseram que Bush pode agir sem aprovação do Congresso, em parte por causa de uma resolução de 1991, ainda em vigor, que deu a seu pai, George Bush, autorização para iniciar a Guerra do Golfo, também contra o Iraque.
– Não queremos estar na posição de pedir ao Congresso que autorize o uso da força, quando o presidente já dispõe dessa autoridade – afirmou uma fonte de primeiro escalão ao jornal.
Oficialmente, um porta-voz da Casa Branca reiterou que Bush está disposto a pedir autorização parlamentar para um eventual ataque ao Iraque, país acusado pelos Estados Unidos de desenvolver armas de destruição em massa. Segundo o Post, os técnicos da Casa Branca estão fazendo uma ampla revisão legal, já praticamente concluída, para chegar à conclusão de que a autorização parlamentar é dispensável. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.