| 02/09/2002 12h48min
O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira, dia 2, em entrevista coletiva à imprensa brasileira em Johanesburgo, na África do Sul, que o Brasil vai insistir na meta de redução de 10%, em 10 anos, do uso das fontes de energia não-renováveis e comparou com a proposta norte-americana de redução nos subsídios agrícolas.
– Foi a tática da água mole em pedra dura, tanto bate até que fura – brincou, ao comentar sua participação na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, onde discursou pela manhã, durante a sessão oficial de abertura.
Assim como outros líderes, Fernando Henrique pediu maior empenho dos países desenvolvidos para implementar os itens propostos na Agenda 21, promovendo o desenvolvimento sustentável, e admitiu que, no discurso, tudo é mais fácil de ser resolvido, especialmente a questão ambiental, mas a prática é mais difícil.
– Temos que aproveitar a declaração de boa vontade e transformá-la em conceitos –afirmou, em referência à decisão norte-americana após grande insistência do Brasil na defesa da proposta de reduzir os subsídios agrícolas.
– É difícil fazer as pessoas gostarem de novo, elas ficam assustadas. Nunca vi, no plano internacional, nada que se conseguisse sem resistência – disse, reafirmando a insistência na proposta de redução do uso das fontes de energia não-renováveis, "mesmo que ela não seja implementada pelos países mais desenvolvidos".
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.