| 09/09/2002 20h42min
Às vésperas do primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro nos EUA, o clima é de tensão e medo entre os americanos, embora o governo tenho colocado em alerta todo o aparato de segurança para evitar possíveis ações terroristas ligadas à data. A divulgação nesta segunda-feira, 9 de setembro, de mais uma fita de vídeo atribuída ao terrorista Osama bin Laden colaborou para alimentar as preocupações dos americanos.
Na gravação, difundida pela televisão Al-Jazeera, do Catar, Bin Laden, reivindicou abertamente a autoria dos atentados de 11 de setembro de 2001. A rede de televisão veiculou trechos do vídeo no qual o terrorista nomeia líderes dos seqüestros de aviões de 11 de setembro. É praticamente impossível verificar se a voz é realmente a de Bin Laden.
Segundo a emissora, a voz é muito similar a de outros vídeos divulgados pela Al-Jazeera, nos quais aparecia a imagem de Bin Laden. A rede de televisão CNN transmitiu algumas das imagens. O terrorista teria dito que "ao falarmos das conquistas em Washington e Nova York, falamos sobre homens que mudaram o curso da história e limparam dos registros do país a sujeira de governantes traiçoeiros e de seus seguidores".
Bin Laden, cujo paradeiro é desconhecido, não aparece nos trechos exibidos nesta segunda. A Al-Jazeera prometeu mostrar a gravação completa na próxima quinta-feira. A emissora disse que obteve recentemente um vídeo preparado pela Al-Qaeda no primeiro aniversário dos ataques de 11 de setembro mostrando, pela primeira vez, alguns dos seqüestradores.
A voz nomeia quatro homens como líderes dos quatro grupos dos quais faziam parte os 19 seqüestradores de aviões de 11 de setembro, e depois reza por suas almas. O vídeo mostrou imagens de jovens que segundo a emissora de televisão estariam no Afeganistão em treinamento para seqüestros de aviões. Pareciam olhar para mapas e manuais de aviação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.