| 09/01/2008 01h09min
O veterano senador republicano John McCain ganhou as eleições primárias de seu partido em New Hampshire, com 37% dos votos, segundo as primeiras apurações e projeções das redes CNN e Fox.
McCain repete assim em New Hampshire a vitória que obteve em 2000, ano em que perdeu a indicação do partido para disputar as eleições presidenciais, derrotado por George W. Bush. Nos caucases (espécie de assembléias partidárias) de Iowa, na semana passada, McCain ficou em quarto lugar.
Com 12% dos votos apurados, John McCain obteve o apoio de 37% dos eleitores e consolida uma grande vantagem sobre o ex-governador de Massachussets Mitt Romney, segundo colocado, com 28%. Em terceiro lugar, com 12 % dos votos, vem o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, quem venceu as prévias de em Iowa.
No discurso de vitória, McCain disse, emocionado, que voltou para ficar e para chegar em novembro à Casa Branca. Constantemente interrompido pelos gritos de "Mc voltou", lembrou
que durante sua campanha no Estado
disse "sempre a verdade" e escutou as pessoas.
O senador pelo Arizona ressaltou seu compromisso de defender o país de seus inimigos, melhorar a segurança e trazer prosperidade a todos os americanos:
— O meu objetivo é criar um mundo melhor que o que herdamos.
McCain manteve a sua promessa de "tornar realidade os sonhos que fizeram dos Estados Unidos a maior nação da história". Ele ressaltou a luta contra o fundamentalismo islâmico, que considerou "um problema que deve unir todos os americanos".
— Não podemos permitir que a história seja determinada por este inimigo comum — disse.
O senador se mostrou satisfeito com os resultados, "muito melhores do que alguns esperavam":
— Amei este país, sem reservas, a cada dia da minha vida.
Ele afirmou que, nesta quarta-feira, estará em Michigan para "conseguir outra vitória".
Ao lado da mulher, Cindy, o senador republicano discursou para simpatizantes
Foto:
Matt Campbell, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.