| 07/11/2003 10h07min
O helicóptero norte-americano Black Hawk que caiu no Iraque nesta sexta, dia 7, matando os seis soldados que estavam a bordo, pode ter sido derrubado por uma granada lançada por foguete. A aeronave caiu em local próximo a Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, onde as ações contra as forças norte-americanas são constantes.
De acordo com soldados da base do Exército dos EUA próxima ao local da queda, uma granada teria atingido o Black Hawk, provocando o acidente. Esse modelo é o mais usado pelos Estados Unidos na linha de combate. Ele pode levar até 11 soldados e também é utilizado para resgates médicos.
Outro Black Hawk havia sido derrubado em 25 de outubro, quando os guerrilheiros atingiram um de seus motores com uma granada lançada por foguete. O helicóptero fez um pouso de emergência e todos os seus cinco ocupantes fugiram antes que ele pegasse fogo. No domingo passado, combatentes abateram um helicóptero Chinook a oeste de Bagdá, matando 16 soldados que saíam de licença. Foi o ataque individual mais letal contra os Estados Unidos desde o começo da guerra.
Os ataques contra forças dos EUA no Iraque já mataram ao menos 140 militares desde 1º de maio, quando Washington declarou que a fase dos principais combates estava encerrada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.