| 02/01/2004 09h41min
Preparando-se para colocar fim à ocupação do Iraque, os Estados Unidos planejam criar em Bagdá a maior missão diplomática norte-americana do mundo, com mais de 3 mil funcionários. A informação foi divulgada nesta sexta, dia 2, pelo jornal The Washington Post. O envio da missão diplomática marcaria a entrega pelas Forças Armadas do assunto Iraque ao Departamento de Estado norte-americano, que supervisionará os próximos passos no processo de criação do primeiro governo iraquiano eleito democraticamente.
– O verdadeiro desafio para a nova embaixada, ou para nossa presença no Iraque, será ajudar a população iraquiana a estar pronta para realizar eleições plenas e para aprovar uma Constituição definitiva no ano seguinte – disse o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, ao Post em entrevista realizada nesta semana. – Faremos um grande esforço nesse sentido – declarou.
Um dos primeiros passos seria a retomada das relações diplomáticas entre os governos iraquiano e norte-americano. Apesar de os EUA estarem ocupando e controlando o Iraque, os dois países não retomaram formalmente suas relações, suspensas em 1990 depois da invasão iraquiana do Kuwait.
A Embaixada dos EUA no Egito conta com 7 mil pessoas. Mas nesse grupo incluem-se muitos norte-americanos desligados do corpo diplomático e integrantes de outras agências do governo da superpotência. A embaixada em Bagdá será o maior corpo diplomático dos EUA de qualquer lugar do mundo, disseram autoridades do Departamento de Estado ao Post. Os EUA estudam construir uma nova embaixada no Iraque, acrescentaram. As obras durariam de três a cinco anos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.