| hmin
O Exército dinamarquês informou nesta quarta, dia 14, que testes iniciais mostraram que as bombas de morteiro encontradas enterradas no Iraque no dia 9 de janeiro não contêm substâncias químicas como se suspeitou em princípio.
– Os especialistas do Grupo de Inspeção do Iraque examinaram cinco delas e nenhuma mostrou traços de substâncias químicas – disse o comando do Exército dinamarquês em um comunicado.
Amostras serão enviadas aos Estados Unidos para novos testes, afirmou o comando. A Dinamarca informou que seus soldados encontraram 36 bombas de morteiro no sul do Iraque e um exame anterior levantou a possibilidade de que elas poderiam conter um gás venenoso, do mesmo tipo do usado contra os iranianos durante a guerra entre 1980 e 1988.
As bombas haviam sido enterradas há, pelo menos, dez anos. O presidente norte-americano, George W. Bush, usou como principal justificativa para a invasão no Iraque a acusação de que Saddam tinha armas de destruição em massa. Nenhuma arma desse tipo foi encontrada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.