| hmin
Civis deixaram a cidade de Falluja neste domingo, dia 11, após um cessar-fogo ter interrompido uma semana de confrontos entre forças norte-americanas e rebeldes nos quais centenas de iraquianos morreram. Famílias desesperadas fugiram das zonas de combate na cidade de 300 mil habitantes. Combatentes sunitas, que têm lutado contra fuzileiros navais dos Estados Unidos pelas ruas locais, permaneceram na cidade.
Quinze caminhões de comida foram mandados para a cidade com faixas dizendo que eles eram um presente para Falluja do distrito de Sadr City, um bastião de um clérigo radical xiita que lançou uma revolta anti-Estados Unidos em todo o Iraque uma semana atrás.
Em Bagdá, testemunhas afirmaram que tropas norte-americanas usaram tanques para atingir um complexo de uma mesquita sunita durante uma operação noturna na área de Adhamiya, onde atiradores combatiam norte-americanos desde sábado.
Ao amanhecer, os combates em Falluja deram lugar a uma calma depois de intensos esforços de se chegar a um cessar-fogo. Grupos de ajuda internacional disseram que 470 iraquianos morreram na área e 1,2 mil ficaram feridos, incluindo 243 mulheres e 200 crianças. No mesmo período de uma semana, 50 soldados dos EUA ou de tropas aliadas foram mortos no Iraque. Além disso, diversos estrangeiros foram sequestrados ou estão desaparecidos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.