| hmin
Fuzileiros navais dos Estados Unidos (EUA) entregaram nesta sexta, dia 30, o controle da cidade iraquiana de Falluja para um ex-general da Guarda Republicana, força militar do governo de Saddam Hussein. A ação procura colocar fim ao cerco iniciado um mês atrás e que já matou centenas de pessoas na cidade. A medida parece ser um retrocesso na política dos norte-americanos de excluir do poder quaisquer membros do Partido Baath (de Saddam). Jasim Mohamed Saleh foi encarregado de levar ordem à cidade.
O comandante dos marines, que abandonaram suas posições ao redor da cidade de 300 mil habitantes, disse que o ex-comandante da 38ª Divisão de Infantaria de Saddam lideraria a força de cerca e 900 ex-soldados iraquianos encarregada de substituir as forças norte-americanas.
– Começamos a formar uma nova força de emergência para ajudar as unidades de defesa civil do Iraque e a polícia iraquiana a completar a missão de levar segurança e estabilidade a Falluja sem a necessidade da presença do Exército norte-americano, que as pessoas rejeitam – disse Saleh.
Centenas de pessoas receberam com alegria o ex-general, quando ele caminhou pelo centro de sua cidade natal vestido com trajes militares. Segundo um parente de Saleh, ele havia sido chefe de gabinete de uma brigada da Guarda Republicana, uma força de elite do governo de Saddam. Os oficiais da unidade militar eram, supostamente, membros do Partido Baath. O principal oficial dos fuzileiros no Iraque, tenente general James Conway, disse ao jornal The New York Times que a nova unidade se chamaria 1° Batalhão da Brigada de Falluja.
Os fuzileiros dos EUA haviam abandonado suas posições, mas ainda continuavam estacionados perto do bairro de Golan, onde travaram violentos conflitos com insurgentes na quinta, dia 29. Não se sabe exatamente que influência a força iraquiana de Falluja possui sobre os cerca de 2 mil guerrilheiros que vêm enfrentando os norte-americanos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.