| 02/05/2004 16h57min
A Rádio Israel informou que o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, teve uma esmagadora derrota neste domingo, dia 2, em uma votação de seu partido, Likud, sobre o plano de retirada de Gaza. Redes de TV também informaram o resultado negativo para o premiê israelense.
A rádio, em uma transmissão pouco antes do término da votação, disse que membros do Likud rejeitaram a medida com 60% de votos, contra 40% a favor da proposta de retirada de todos os assentamentos judaicos na Faixa de Gaza e quatro dos 120 na Cisjordânia.
O presidente norte-americano, George W. Bush, ofereceu garantias sem precedentes para o plano de Sharon, que tem o objetivo de "desmantelar" o conflito com palestinos e levar os principais blocos de assentamentos na Cisjordânia para as mãos dos israelenses.
Entretanto, os 7,5 mil colonos de Gaza fizeram uma forte campanha contra a retirada que eles dizem ser um "prêmio ao terror".
Os assessores de Sharon disseram que mesmo se o plano do premiê fosse rejeitado, ele o apresentaria ao seu gabinete e ao Parlamento, mas uma decisão negativa poderia impedir que os ministros e legisladores do Likud apoiassem o plano. Um "sim" também poderia ser problemático, com o risco de uma divisão no Likud.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.