| hmin
O Pentágono vai convocar 10 mil soldados da ativa e fuzileiros navais, além de 37 mil reservistas e membros da Guarda Nacional, que serão enviados para o Iraque. O objetivo é manter o efetivo de 138 mil soldados norte-americanos no país.
Autoridades que preferiram não se identificar informaram que os comandantes norte-americanos decidiram manter a presença maciça de tropas no Iraque devido à crescente onda de violência e aos ataques a soldados no país.
Dos convocados, 20 mil substituirão soldados cujo tempo de serviço no Iraque já excedeu em 90 dias o prazo oficial, que deveria ter se encerrado em abril. Os outros 50 mil serão usados no revezamento normal das tropas norte-americanas no Iraque.
A convocação ocorre depois que 129 combatentes norte-americanos foram mortos em abril, considerado o mês mais violento desde o final da guerra, há um ano. No início de 2004, os militares haviam decidido diminuir o efetivo de soldados para 115 mil, decisão revista após a recente onda de violência.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.