| hmin
Os Estados Unidos passaram a soberania do Iraque para um governo interino nesta segunda, dia 28, encerrando formalmente uma ocupação de 14 meses. A operação ocorreu dois dias antes do que o previsto para tentar evitar ataques de guerrilha.
Em uma cerimônia surpresa que acabou antes de ser anunciada e que aconteceu sem os iraquianos estarem cientes dela, o administrador norte-americano do Iraque, Paul Bremer, deu uma carta a autoridades do país selando a transferência formal de poderes.
– Esse é um dia histórico, um dia que todos os iraquianos aguardavam – afirmou o presidente iraquiano, Ghazi Yawar, durante a cerimônia que passou a soberania às 10h26min (3h26min no horário de Brasília).
Representantes dos EUA e da Grã-Bretanha dizem que a transferência é um passo-chave para a democracia no Iraque. No entanto, uma das primeiras ações do governo soberano deve ser a imposição de leis de emergência, incluindo toques de recolher, para conter as guerrilhas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.