clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/06/2004 11h50min

Premiê iraquiano promete mão forte contra o terror

Bush e Blair cumprimentaram-se pela transferência do poder

O primeiro-ministro do governo interino do Iraque, Iyad Allawi, assumiu oficialmente o cargo nesta segunda, dia 28, pedindo a união dos iraquianos e prometendo mão forte contra os insurgentes e rebeldes estrangeiros que espalham o terror pelo país. Além de Allawi, outros membros do novo governo iraquiano prestaram juramento aos cargos em uma cerimônia coletiva e transmitida pela TV.

A cerimônia ocorreu durante a tarde (horário local), horas depois de o administrador civil dos Estados Unidos no país, Paul Bremer, transferir em um evento surpresa e a portas fechadas a soberania à administração interina, encerrando formalmente 14 meses de ocupação estrangeira. As eleições para escolha de um novo governo devem ocorrer em 2 de janeiro de 2005.

O primeiro a prestar juramento foi o presidente Ghazi al-Yawar, um sunita, seguido de seu vice-presidente, o xiita Ibrahim Yaafari, de Allawi, e do vice-premier, o curdo Barham Saleh. Em uma breve declaração, Yawar instou o governo a trabalhar junto para resolver os problemas do povo iraquiano e apelou ao que chamou de "espírito de uma casa única" entre o povo e o governo, pedindo para que as feridas sejam deixadas no passado.

Em seguida, Allawi pediu aos iraquianos que não sintam medo dos que lutam "contra o Islã e contra os muçulmanos" e união contra os radicais estrangeiros que levam o caos ao país.

– Deus está do nosso lado. Uma vez mais advirto as forças do terror: não esqueceremos quem esteve conosco e quem esteve contra nós nesta crise.

O premiê disse que a prioridade de seu governo será trabalhar pela unidade, para que todos os iraquianos tenham seus direitos assegurados e por um Iraque onde impere a unidade e a tolerância.

Ele agradeceu aos países vizinhos, especialmente ao Irã, à Arábia Saudita e à Turquia, por ajudarem na derrubada do regime ditatorial de Saddam Hussein, e ressaltou a importância de estreitar as relações com EUA, União Européia, ONU, Organização da Conferência Islâmica, Fundo Monetário Internacional, Liga Árabe, países do Golfo Pérsico, Índia, Paquistão e organizações internacionais.

Na Turquia,  onde ocorre uma reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o presidente dos EUA George W. Bush cumprimentou discretamente o primeiro-ministro britânico Tony Blair no momento em que a passagem do poder era anunciada no Iraque. 

Os dois sabiam de algo que os presentes à reunião desconheciam naquele momento – que os Estados Unidos haviam devolvido a soberania do Iraque a um governo interino dois dias antes da data anunciada.

Membros do governo dos EUA disseram que a transferência antecipada havia sido discutida entre autoridades norte-americanas e iraquianas na última semana e que Allawi havia tomado uma decisão na noite de domingo, com a qual Bush concordou rapidamente.

Com informações da agência Reuters. 

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.