| hmin
Responsável pela administração do Iraque o até o último final de semana, Paul Bremer disse nesta quarta, dia 30, que seu maior desgosto foi não ter conseguido resolver a situação da segurança no país antes da posse de um governo interino formado por iraquianos.
Em declarações dadas na frente da Casa Branca (sede do governo norte-americano), Bremer disse estar muito aliviado com o fato de ter retornado ao seu país depois da cerimônia de transferência de soberania formal, realizada em Bagdá na última segunda.
– É como se tivessem tirado um grande peso dos meus ombros – afirmou em uma entrevista concedida ao programa Good Morning America do canal de TV ABC.
Mas Bremer disse lamentar o fato de não ter conseguido estabilizar o Iraque, onde insurgentes realizam ataques diários e continua aumentando o número de baixas entre as forças norte-americanas e iraquianas.
– O que mais lamento é não ter conseguido controlar a situação da segurança até o final da ocupação – disse Bremer.
Apesar da violência no país árabe, porém, Bremer disse acreditar que o Iraque era um lugar melhor agora, depois de 14 meses de ocupação norte-americana e da derrubada de Saddam Hussein. O administrador também se mostrou otimista quanto à possibilidade de o novo governo interino ter sucesso e elogiou o primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, dizendo que ele era um "cara durão" com um gabinete capaz.
– Vamos enfrentar um período difícil nos próximos meses, mas acredito no sucesso – concluiu.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.