| hmin
Rebeldes lançaram disparos de morteiros neste domingo, dia 15, contra uma cúpula onde líderes iraquianos reuniam-se para escolher uma assembléia nacional interina, matando ao menos uma pessoa. O Ministério do Interior informou que três bombas atingiram um ponto de táxis e ônibus na entrada da altamente policiada Zona Verde. Os disparos, a poucos metros do centro de conferência, feriram 17 pessoas.
A conferência de três dias, à qual comparecem 1,3 mil delegados, não foi prejudicada e as sessões seguiram conforme o planejado. A abertura da conferência ocorreu em meio a combates esporádicos na cidade sagrada de Najaf após o fracasso de negociações de paz no sábado.
As conversas tinham por objetivo encerrar 10 dias de confrontos entre forças dos EUA e do Iraque e a milícia leal ao clérigo radical Moqtada al-Sadr. O chefe da polícia iraquiana exortou jornalistas locais e estrangeiros a deixar a cidade xiita, citando preocupações de segurança. Segundo ele, após o meio-dia (hora local), não haveria como garantir a segurança dos repórteres.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.