| hmin
Um soldado norte-americano declarou-se culpado nesta quarta, dia 20, diante de uma corte marcial por abusar de prisioneiros na penitenciária de Abu Ghraib, em Bagdá. O sargento Ivan Frederick disse durante a sessão em uma base militar dos EUA, perto da capital iraquiana, que tinha tentado humilhar os detentos e prepará-los para interrogatórios.
O juiz-coronel James Pohl deve anunciar o veredicto e a sentença nesta quinta, dia 21. Frederick, de 38 anos, declarou-se culpado de cinco acusações, incluindo atos indecentes, descumprimento de obrigações e agressão.
– Foi errado o que fiz e eu não deveria ter feito isso. Sabia que era errado, porque sabia que era uma forma de abuso – afirmou Frederick à corte.
As acusações relacionam-se a três incidentes em outubro e novembro do ano passado, incluindo o empilhamento de prisioneiros nus em forma de pirâmide, uma imagem que ficou famosa após a divulgação de fotos em abril. Ele é o terceiro soldado a enfrentar uma corte marcial por abusos em Abu Ghraib. Os dois primeiros também assumiram a culpa e foram sentenciados a entre oito meses e um ano na prisão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.