| 18/03/2005 12h09min
Uma coalizão de militantes palestinos ameaçou nesta sexta, dia 18, retomar os ataques contra Israel, apesar da trégua condicional acertada por outros grupos armados em diálogos com a Autoridade Nacional Palestina (ANP). Mohammed Abdel-Al, um porta-voz dos Comitês de Resistência Popular (CRP), disse que a ANP não convidou o grupo para as negociações no Egito.
– Nossa paciência acabou e é hora de a entidade sionista ser chamada para prestar contas a nossos combatentes depois dos dois últimos meses (de calma) – disse Abdel-Al em uma entrevista à imprensa.
Antes da atual calmaria, o grupo era o segundo depois do Hamas a lançar ataques com mísseis contra assentamentos de judeus em Gaza e comunidades no sul de Israel. Mas o grupo possui apoio limitado entre os palestinos e na Faixa de Gaza e abalar a atual calmaria poderia desagradar a população e provocar uma resposta furiosa da Autoridade Paletsina e de outros grupos.
Até o momento, a ANP não se manifestou sobre a ameaça do CRP. O Hamas, comprometido desde fevereiro a estender a trégua, pediu a todas as facções para manter a calma. A suspensão de mais de quatro anos de violência na região facilitaria a situação para Israel levar adiante os planos de retirada das tropas e de assentamentos de Gaza.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.