| 23/03/2005 12h24min
O líder da Líbia, Muammar Kadafi, chamou atenção nesta quarta, dia 23, durante uma cúpula de países árabes ao chamar israelenses e palestinos de idiotas por defenderem a criação de Estados separados e ao afirmar que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma entidade terrorista.
Os organizadores do encontro, realizado em Argel, deram espaço a Kadafi no segundo e último dia da cúpula, permitindo que o líder líbio elencasse uma série de queixas do mundo árabe a respeito das relações internacionais. O dirigente disse que o mundo deveria agradecer Síria por manter a paz no Líbano e argumentou que o chamado "terrorismo islâmico" é resultado principalmente da arrogância cultural do Ocidente.
Os líderes árabes relançaram nesta quarta um plano de paz que oferece a Israel a normalização das relações diplomáticas em troca da desocupação de territórios tomados em 1967. Mas Kadafi atacou também essa opção, defendendo a opinião atualmente minoritária de que a solução do conflito israelo-palestino seria colocar os dois povos vivendo sob um mesmo Estado.
Os alvos de suas declarações, entre os quais o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari, encararam tudo de forma leve, sorrindo durante alguns trechos do discurso de uma hora. Mas Kadafi foi bastante aplaudido ao defender opiniões com as quais muitos no mundo árabe concordam, mas que os líderes árabes quase nunca citam abertamente.
O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, que dirigiu a cúpula, elogiou a franqueza do líder da Líbia.
Kadafi disse que Israel não tinha o direito de existir porque os moradores palestinos do país nunca o aceitaram. E acrescentou:
– Não posso reconhecer nem o Estado palestino nem o Estado israelense. Não fique bravo, Abu Mazen (nome pelo qual também é conhecido Abbas), mas os palestinos são uns idiotas e os israelenses são uns idiotas. Os israelenses erraram ao tentar manter o controle da Cisjordânia diante dos ataques de palestinos e os palestinos erraram ao não ter criado seu próprio Estado depois de 1948.
– A solução (dos conflitos atuais) é haver um único Estado – disse Kadafi, que está no poder desde 1969.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.