| 27/07/2005 01h51min
Um vôo da Varig que deixará Londres às 22h desta quarta (18h em Brasília) trará de volta ao Brasil o corpo do eletricista Jean Charles de Menezes, de 27 anos, morto por engano pela polícia britânica, ao ser confundido com um terrorista.
A aeronave chegará ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 5h40min de amanhã.
Por volta das 8h, ele segue em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para Governador Valadares. De lá, vai por terra, até Gonzaga, cidade natal da família de Jean Charles. A viagem será paga pelo governo britânico.
O governador Aécio Neves designou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes, como representante para acompanhar os procedimentos de repatriamento do corpo de Jean Charles a partir de São Paulo até Gonzaga.
O eletricista levou oito tiros – sete na cabeça e um no ombro – após ter sido interceptado por policiais britânicos à paisana na estação de metrô de Stockwell, na capital britânica.
Menezes saiu de casa no bairro de Brixton na sexta-feira, e foi de ônibus até a estação de metrô Stockwell. Lá, ele foi abordado pela polícia britânica, que deu ordem de prisão ao eletricista. Fontes dizem que a polícia investigava o prédio onde ele morava, mas essa informação não foi confirmada oficialmente.
Segundo testemunhas, o brasileiro teria corrido dos policiais, e chegou a saltar as catracas do metrô durante a fuga, quando foi perseguido por cerca de 20 policiais à paisana. Ainda de acordo com o depoimento de testemunhas, ele entrou assustado no vagão de metrô da linha Northern, onde foi imobilizado pela polícia, e morto.
Um inquérito sobre a morte foi aberto pela Comissão Independente de Reclamações contra a Polícia (uma espécie de corregedoria geral). Ontem, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional pediu uma investigação rápida e independente sobre a morte do brasileiro.
Com informações de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.