| hmin
Uma empresa de Israel desenvolveu um tipo de laser capaz de detectar um cinto de explosivos ou eventuais armas químicas de um terrorista suicida a dezenas de metros de distância, afirmou um diretor da empresa nesta segunda, dia 3. A International Technologies Lasers Ltd. (ITL), fabricante de equipamentos semimilitares como sistemas de visão noturna, começou a desenvolver o sistema espectroscópico a laser três anos atrás.
– O equipamento pode detectar qualquer um que esteja carregando explosivos, que esteja usando um cinto com explosivos ou que tenha trabalhado com explosivos – afirmou Ami Rudich, da ITL.
Segundo a empresa, o sistema testado em laboratório é quase infalível e um protótipo do equipamento deve estar pronto dentro de seis a oito meses. O mercado-alvo é a indústria da aviação. A ITL já negocia um acordo com duas grandes empresas dos Estados Unidos, disse Rudich. A fabricante israelense também desenvolve um aparelho para ser usado pelo Ministério de Defesa de Israel e um outro aparelho para detectar indícios de explosivos em documentos.
Desde o começo da atual Intifada palestina, há três anos e meio, vários israelenses foram mortos em atentados suicidas. Israel, alegando tentar manter afastados os terroristas de suas cidades, instalou vários postos de controle na Cisjordânia, nos quais os palestinos são obrigados a se submeter a longas e muitas vezes humilhantes revistas antes de conseguirem entrar no território israelense.
O aparelho da ITL também conseguirá avisar com antecedência sobre bombas plantadas em estradas, um tipo de aparato que recentemente vitimou vários soldados norte-americanos no Iraque, acrescentou Rudich.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.