| 20/06/2004 17h34min
Se for julgado no Iraque, a punição do ex-ditador Saddam Hussein pelos crimes que cometeu pode ser a morte. O presidente do Tribunal de Crimes de Guerra do Iraque, Salem Chalabi, declarou neste domingo, dia 20, à BBC que a pena capital era adotada no Iraque contra assassinos ou estupradores, até a suspensão imposta pela coalizão. Os julgamentos só devem começar dentro de pelo menos um ano.
Para Chalabi, a volta da pena capital poderá ser decidida pelo novo governo iraquiano. Provas contra Saddam e integrantes de seu regime baathista estão sendo entregues pela população.
– Abrimos um escritório regional para recolher informações e literalmente centenas, se não milhares, de pessoas, compareceram – disse ele.
Chalabi disse que há negociações intensas com as autoridades da coalizão ocupante para a entrega de Saddam Hussein - preso em dezembro por americanos e mantido preso em lugar secreto desde então - às autoridades iraquianas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.