| 04/03/2005 12h22min
A morte do ex-primeiro ministro do Líbano, Rafik al-Hariri foi causada, provavelmente, por um ataque suicida com carro bomba, informou nesta sexta, dia 4, uma fonte judicial libanesa. A fonte afirmou que os resultados da investigação serão divulgados na próxima semana.
Ao que tudo indica, um mulçumano, que aparecia em um vídeo assumindo o ataque, estava no carro que atingiu o comboio de Hariri em Beirute, no dia 14 de fevereiro.
Um carro reduziu a velocidade para permitir que o comboio do premier passasse. Quando os veículos oficiais se aproximaram, o outro automóvel explodiu. Segundo a autoridade, as evidências vêm de uma câmera de segurança em um banco próximo que filmou parte do incidente.
A oposição do Líbano e a comunidade internacional transformaram a descoberta dos assassinos de Hariri em uma prioridade. Muitos apontaram para a Síria, que está sob forte pressão para deixar o Líbano, mas Damasco nega qualquer participação.
Um grupo islâmico, até então desconhecido, afirmou, em um vídeo divulgado poucas horas após a explosão, que realizou um ataque suicida contra Hariri porque ele apoiava o governo saudita.
Fontes de segurança libanesas identificaram o homem que leu o comunicado em vídeo como Ahmed Tayseer Abu Adas. Ele estaria no carro, mas que seu pai informou a investigadores que ele não sabia dirigir.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.