| hmin
O secretário-geral da ONU expressou na quinta, dia 11, "choque e indignação'' com os ataques a bomba na Espanha. O Conselho de Segurança da organização trabalhava numa resolução condenando as explosões, que mataram pelo menos 190 pessoas em estações de trem de Madri.
O embaixador francês Jean-Marc de la Sabliere, presidente do conselho neste mês, disse que esperava que a resolução ficasse pronta ainda nesta quinta.
– É com profundo choque e indignação que tomei conhecimento do ataque terrorista de hoje em Madri. Novamente assistimos ao estúpido assassinato de pessoas inocentes – disse Annan, ao chegar à sede da ONU.
– A matança de pessoas inocentes não pode ser justificada, qualquer que seja a causa – acrescentou, dizendo que oferecia sua "mais profunda solidariedade'' ao rei Juan Carlos, ao governo, aos amigos dos mortos e aos sobreviventes.
– Espero que os autores sejam punidos com rapidez – disse.
Nenhum grupo havia assumido a autoria dos ataques, que ocorreram a três dias das eleições nacionais. Mas o governo espanhol acusou o grupo separatista basco ETA, ignorando sugestões de que militantes muçulmanos tenham realizado a ação em represália ao apoio dado pela Espanha aos Estados Unidos na guerra contra o Iraque.
Sabliere disse que recebeu tanto da Espanha como de seu embaixador na ONU, Inocencio Arias, informações de que o ETA era o responsável pelos ataques.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens dos ataques em MadriGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.