| hmin
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordou neste sábado, dia 26, com os termos de um compromisso com o novo governo iraquiano para fornecer treinamento às suas forças de segurança, disseram diplomatas.
– Está tudo acertado, não há mais problemas – afirmou um diplomata, após o prazo final que os aliados tinham para levantar objeções a uma declaração que será submetida à aprovação por líderes aliados numa reunião em Istambul, nesta segunda.
– Isso é somente uma recomendação para os chefes de Estado e de governo. Eles tomarão a decisão – disse outro diplomata.
Os diplomatas informam que a declaração deverá ter termos vagos e que a maioria das tarefas da Otan no Iraque será negociada posteriormente.
Eles disseram que o treinamento dos soldados no país assolado pela violência – solicitado na última semana pelo primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, em uma carta aos aliados – foi o mínimo denominador comum que Washington e seus aliados mais próximos poderiam esperar.
Os países da Otan se dividiram no ano passado a respeito da invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos. A disputa se estendeu duranteas conversações sobre o treinamento das tropas em Bruxelas nesta sexta, quando os Estados Unidos e a Grã-Bretanha quiseram impor um compromisso mais detalhado do que França e Alemanha desejavam.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.